Buscar

Festival de Cinema de Gramado: 50 anos de história e de arte na Serra Gaúcha


O Festival de Cinema de Gramado não é pouca coisa. Iniciado por um grupo de empresários em 1973, não é apenas o celeiro de grandes filmes. O Festival de Cinema é a própria identidade de Gramado. A cidade se identifica muito bem não apenas com o turismo, mas também com seu apreço pela arte. Os gramadenses e muitos outros interessados reivindicaram a edição na década de 70. A questão é que o festival já existia, mas em outra cidade, Porto Alegre, desde a década de 60. Diante de tanta história, o evento é um dos mais cobiçados do Brasil inteiro em relação a filmes. Situada na Serra Gaúcha, a cidade e seu festival combinam com o clima de inverno, estação da época da celebração do cinema brasileiro - que é em junho.

Seja bem-vindo a Gramado! Seja bem-vindo ao maior evento de cinema do sul do Brasil e de relevância a nível continental!


O Festival de Cinema de Gramado de 2022 é o 50º. Há 50 anos, Gramado faz história como uma cidade que preserva cultura e arte.



Para que você não perca de acompanhar, resolvemos responder às principais dúvidas que você tem para que você saiba um pouco do que vai acontecer no dia a dia do evento. Você pode conferir essas informações tim por tim tim neste link.


O evento começa na sexta-feira, dia 12, às 18h. A primeira programação será a exibição de filmes concorrentes.


A programação continua todos os dias com a mesma estrutura básica: Exibição de curtas e longas brasileiros e estrangeiros, normalmente começando às 14h, exceto nos primeiros sábado e domingo e na última sexta-feira e último sábado.


O dia "D" é dia 20, sábado, a cerimônia de premiação para os filmes vencedores.


As 3 razões para você participar da 50ª edição do Festival de Gramado

Há muitas razões suficientes para você participar da edição mais esperada do Festival de Cinema de Gramado.

A primeira é a possibilidade de trocar conversas com pessoas importantes e famosas, nesse que é o evento em que o maior número espontâneo de turistas marca presença na famosa cidade de Gramado.

A segunda razão para garantir sua participação é que o Festival custa apenas quilos de alimento não perecível. Isso mesmo! A cidade de Gramado estimula sua presença através dessa campanha solidária.


Se essas não forem razões suficientes para você não deixar de ir ao Festival em algum dia, siga acompanhando aqui!



Descubra os artistas homenageados


O Festival anunciou que muitos grandes artistas estarão presentes, o que faz com que seja ainda mais imperdível


Um dos melhores atores do mundo


Marcos Palmeira, o famoso artista brasileiro, filho de Zelito Viana, já havia subido aos palcos do Palácio de Festivais de Gramado. Dessa vez, ele receberá o Troféu Oscarito. Marcos já coleciona diversos prêmios como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2021) e até indicação ao Emmy como melhor ator internacional (2013).


O diretor de 8 Kikitos


A Joel Zito Araújo, diretor reconhecido por contribuiu muito para a exibição do negro no Brasil, será entregue o Troféu Eduardo Abelin, concedido aos grandes cineastas e diretores. Joel acumula grandes prêmios como: Especial do Júri Internacional menção honrosa no Festival Internacional de Brasília (2008). Também já fez história no Festival de Gramado, como em 2004, quando faturou nada menos que 8 Kikitos pelo filme “Filhas do Vento”, reconhecido e premiado internacionalmente.


"A maior artista gaúcha de todos os tempos"


Araci Esteves, atriz gaúcha consagrada pelo seu papel principal no filme "Anahy de las Misiones" (participação que completa 25 anos em 2022), receberá o Troféu Cidade de Gramado. Esse é um reconhecimento pela importância da atriz - que é premiada nos cinemas internacional, nacional e gaúcho. Segundo Dira Paes, Araci é a "maior artista gaúcha de todos os tempos".


A grande expoente do cinema latino


Paulina García, a chilena de mais de 70 atuações será a homenageada com o Kikito de Cristal. Paulina é reconhecida internacionalmente pela vasta atuação e pela qualidade artística impressionante. Já soma destaques como o Kikito de melhor atriz (2014) e premiações no Festival de Cartagena e Berlinale, quando recebeu o famoso Urso de Prata pelo filme Gloria (2019). É a principal expoente do cinema da América Latina inteira.


Como fazer para participar

Esse ano marca a volta do evento presencialmente. Então você pode participar no próprio Palácio dos Festivais, sentando-se numa confortável cadeira e comendo aquela pipoca maravilhosa que só tem em Gramado.

Para obter ingressos para a participação, o Festival pede a doação de alimentos junto à Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama Jandira Tissot. São 4 kg por ingresso para a noite do dia 20 e 2 kg para cada ingresso nos demais dias. O Festival pede preferencialmente leite, café ou óleo de cozinha. Mais informações neste link.


Local do evento

O Palácio dos Festivais fica na Avenida Borges de Medeiros, 2697 – Gramado/RS, a apenas alguns passos da Rua Coberta. O evento acontece de 12 a 20 de agosto.


Esperamos você num dos maiores eventos cinematográficos do país!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo